A FRIGOZAN Comércio de Tripas, fundada no ano de 1998, inicialmente, tinha como propósito dar continuidade às atividades da TRICOM Comércio de Tripas e Condimentos Ltda. — que nasceu em 1985 para a comercialização de tripas e de condimentos.
Por trás de ambas, sempre esteve Silvio Silva. Neste material, ele relatará um pouco da sua experiência nesse segmento e de que forma a parceria com a VISCOFAN foi vantajosa, fazendo com que a FRIGOZAN fosse ganhando mercado e notoriedade com o passar dos anos. Isso, claro, especialmente nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
Inclusive, atualmente, a FRIGOZAN tem ido além, expandindo-se para outras regiões do país e com a mesma disposição de anos atrás para a conquista de novos mercados. Hoje, a empresa ocupa uma posição de referência na venda de tripas de colágeno nas localidades mencionadas, sendo a maior consumidora do produto no Brasil pela VISCOFAN e com projetos para atingir um crescimento de 66% num período de 24 meses.
Quer entender como essa parceria se tornou um grande sucesso e gerou impactos tão positivos? Continue a leitura e descubra!
Como ocorreu o primeiro contato entre a FRIGOZAN e a VISCOFAN?
Silvio relata que conheceu a VISCOFAN ao fazer uma visita ao frigorífico Sola, no Rio de Janeiro, em Três Rios. Lá, conforme ele explica, havia uma amostra da tripa de colágeno fabricada pela empresa.
"Fiquei muito curioso para saber como essa tripa se comportava numa fabricação de linguiças, vendo no mercado um futuro enorme para elas".
Daquele momento em diante, o produto permaneceu em sua mente e, após alguns dias, Silvio entrou em contato com a VISCOFAN, quando conversou com o Sr. Higino. Esse foi, então, o início do relacionamento entre a FRIGOZAN Comércio de Tripas e a VISCOFAN.
Quando e de que maneira a parceria passou a existir?
Após algum tempo em negociação com a VISCOFAN — o que se desenvolveu diretamente com o Sr. Higino —, a produtora admitiu o vendedor Alexandre Nascimento, que, quando foi ao Rio de Janeiro em uma de suas visitas, recebeu uma proposta de parceria. Nesse contexto, Silvio explica:
"Propus para ele uma parceria em que a FRIGOZAN trabalharia exclusivamente com as tripas da VISCOFAN e, com isso, acabaria a inadimplência da VISCOFAN na minha região".
Silvio ainda acrescenta que, com a parceria estabelecida entre as empresas, passaria a existir um trabalho voltado para uma crescente de vendas — o que foi destacado na proposta feita.
O empresário afirma, inclusive, que, contrariando as percepções iniciais, a VISCOFAN, por intermédio do profissional Alexandre, comprou a ideia apresentada, o que resultou em um relacionamento bem-sucedido que perdura até os dias de hoje.
Por que esse relacionamento pode ser considerado uma parceria de sucesso?
Silvio interpreta que, quando se fala em sucesso, fala-se de números e de conquistas percebidas a cada ano. Nesse sentido, ele afirma:
"(...) os números e as conquistas de novos clientes nos geram essa confiança de sucesso e isso prova que o trabalho foi e está sendo bem-feito".
O fundador da FRIGOZAN Comércio de Tripas continua:
"Quando comecei a trabalhar com as tripas de colágeno da VISCOFAN, comprei uma caixa, pois era o que o dinheiro dava para comprar. Daí por diante, os pedidos só foram aumentando e fortalecendo a parceria".
Silvio lembra ainda que, à época, o seu sonho era adquirir cem caixas por mês, o que, todavia, demorou um pouco a acontecer.
"(...) mas, um dia, consegui comprar essas tão sonhadas cem caixas e, a cada conquista e realização dos meus sonhos, os números aumentavam".
Silvio destaca também que, ao longo de todos os anos de relação, ele sempre se manteve fiel à VISCOFAN, resistindo às investidas dos concorrentes que tentavam convencê-lo a trocar de fornecedor e de marca do produto. A razão para tanto foi a confiança que ele sempre teve na qualidade das tripas adquiridas, bem como no profissionalismo das pessoas que o atendem na produtora.
Ele ressalta inclusive que, além do produto carro-chefe, passou a vender outros e a aumentar o seu portfólio da VISCOFAN. Entre eles, podemos citar tripas fibrosas, R2LD, delipack, tripas de celulose, tripa vegana, Natur F etc.
"Atuamos em pequenos, médios e grandes frigoríficos e sempre com um produto de excelente qualidade; sempre tentando dar o melhor atendimento e a assistência técnica da VISCOFAN para atender ao nosso cliente".
Quais foram as principais conquistas provenientes dessa parceria?
Segundo Silvio, as conquistas mais expressivas são:
- a elevação das vendas;
- o aumento da carteira de clientes;
- o alcance de uma visibilidade maior de ambas as marcas — VISCOFAN e FRIGOZAN;
- o alcance de uma visibilidade maior também do portfólio de produtos da própria VISCOFAN;
- o estabelecimento da marca produtora em toda a região de atuação da FRIGOZAN;
- a elevação do market share;
- o aumento da confiança, da fidelidade e da credibilidade na relação entre ambas as empresas;
- a elevação da credibilidade nos lançamentos da VISCOFAN;
- a substituição das tripas animais (bovinas e ovinas) pelas tripas de colágeno da VISCOFAN, principalmente.
Silvio reforça que, como dito, os resultados em números da parceria aumentam a cada ano, mas que há, hoje, uma meta de fechar 2021 com um crescimento de 33%, expandindo o mercado para outras localidades.
Além disso, ele enfatiza que a FRIGOZAN sempre ressalta o valor, o respeito e a qualidade dos produtos da VISCOFAN para os seus clientes. Essa é uma prática que auxilia no crescimento e na manutenção do foco para o alcance de novas conquistas.
Então, ele finaliza que, ao refletir o que a sua empresa ganhou com a parceria estabelecida com a VISCOFAN, é possível apontar o seu crescimento como profissional e a solidificação da FRIGOZAN no mercado. "Já dizia o meu saudoso pai: junte-se aos bons que também será bom", encerra Silvio.
Como se pôde ver, a parceria entre a VISCOFAN e a FRIGOZAN Comércio de Tripas foi e permanece um verdadeiro sucesso, gerando bons resultados para ambas as marcas. A empresa ocupa uma posição de liderança mundial em tripas para produtos cárneos e uma ampla distribuição, abarcando mais de cem países em todo o mundo.
Além disso, a VISCOFAN se destaca como uma empresa da indústria alimentícia que tem, dentre as suas prioridades, a higiene, a qualidade, a segurança alimentar e a sustentabilidade — grandes diferenciais do setor.
Entendeu por que vale a pena fazer como a FRIGOZAN Comércio de Tripas e apostar em uma relação de sucesso com uma empresa que é referência no seu mercado? Entre já em contato conosco e conheça mais sobre os nossos produtos.