Redução de custos para as indústrias: veja a nossa calculadora de benefícios

7 minutes to read

Produzir embutidos é um processo que sempre esbarra na escolha do melhor invólucro. O uso inadequado de material pode acarretar desperdício e prejuízo. Por isso, é importante avaliar quais envoltórios usar para obter redução de custos na produção.

O mercado oferece diversas opções — tanto de matéria-prima quanto de calibre. O uso ou a escolha inadequada do material pode acarretar desperdício e prejuízo. Por isso, é importante avaliar quais envoltórios deve-se usar.

Para esclarecer as suas principais dúvidas, criamos este artigo sobre como reduzir os custos da indústria de embutidos com o auxílio do envoltório de colágeno. A seguir você verá mais detalhes sobre o assunto. Boa leitura!

Características do envoltório de colágeno e uso na indústria

Os envoltórios são parte fundamental no processo de produção de embutidos, pois possibilitam que o produto final mantenha a segurança alimentar e a qualidade sensorial para os consumidores. Com o aumento da demanda por embutidos nas últimas décadas, o mercado passou por uma escassez de envoltórios convencionais, elevando consideravelmente o seu custo.

Existem quatro tipos de envoltórios para uso na indústria de embutidos:

  • envoltórios animais: produzidas com intestinos de animais;
  • envoltórios naturais de colágeno: extraídas do colágeno da pele de animais;
  • envoltórios de celulose: extraídas de fibras de algodão ou pasta de madeira processada;
  • envoltórios de plástico: compostas por polímeros como poliamida, polipropileno ou polietileno.

Com o passar dos anos e o advento da tecnologia, os envoltórios de matérias-primas renováveis (como colágeno e celulose) passaram por aprimoramentos em qualidade e preço, aliando na redução de custos da produção.

Os envoltórios de colágeno são invólucros naturais produzidos com a proteína fibrilar extraída da pele de bovinos. A parte do animal usada para a produção desse tipo de envoltório é selecionada de acordo com sua origem. Dessa forma, as suas propriedades alimentares e higiênicas são mantidas.

Como é feita o envoltório de colágeno

O processo de retirada do colágeno para compor o envoltório é diferente daquele utilizado para confecção de gelatinas. Quando a pele bovina é preparada no curtume, o couro e a derme são separados. A derme, rica em colágeno, é então lavada para retirada de pelos, gordura e carne. Em seguida, o colágeno é devidamente processado e refinado com soluções para equilibrar o pH.

Ao terminar essa etapa, a fibra passa por um processo de extrusão por meio de uma matriz para formar invólucros de diferentes diâmetros e, em seguida, é seca. O uso de bovinos rigorosamente selecionados garante a qualidade.

Usos da envoltório de colágeno

Pela variedade de calibres da produção desse tipo de envoltório, ela pode ser usada para confecção de linguiças frescas de espessura médias, cachorro-quente, salsichas alemãs, salsicha branca (nos casos de calibre menores) e copas e salames (com calibres elevados). Mas quais as vantagens de optar por esse tipo de envoltório? Confira a seguir!

Vantagens do envoltório de colágeno na indústria

Existem cinco pontos principais a serem observados como benefício do uso de envoltórios naturais de colágeno. Confira!

1. Uniformidade

Para quem precisa produzir em escala industrial, a uniformidade do envoltório natural de colágeno é uma das principais vantagens, pois permite a produção de peças sempre iguais com peso fixo.

2. Manuseio prático

O envoltório de colágeno pode ser usada direto na máquina, sem necessidade de pré-lavagem. Além disso, pode ser utilizada em todo tipo de equipamento: manual, semiautomático ou automático.

3. Odor neutro

O invólucro de colágeno não apresenta odor forte como o envoltório convencional de intestino, o que possibilita um produto final mais agradável ao consumidor.

4. Menor custo na produção

O envoltório de colágeno não requer armazenamento em ambiente refrigerado e pode durar até dois anos armazenada a temperatura ambiente, o que gera menos consumo de energia. Além disso é um revestimento limpo e pronto para uso, o que minimiza perdas de produção antes do embutimento.

5. Porosidade

Os envoltórios de colágenos não são tão porosas, o que permite que o conteúdo fique distribuído de maneira uniforme por toda peça, além de não absorver odores que possam ter na geladeira do consumidor ou em estoques de mercado.

6. Menor impacto ambiental

Diferentemente dos envoltórios naturais de intestino os envoltórios de colágeno não precisam ser lavadas e dessalgadas, processo que usa muita água e mão de obra treinada. Dessa forma, o uso dos invólucros desse tipo garantem economia na conta de água, além de se mostrarem como uma opção que gera menos impacto ambiental, detalhe primordial já que o mercado atual exige que as empresas se tornem mais sustentáveis.

Comparação entre envoltório de colágeno e envoltório animal

Muitas empresas ainda apresentam resistência com os envoltórios naturais de colágeno. Por isso, é importante comparar os dois tipos de envoltório.

Envoltório animal

  • Precisa de mais tempo para preparação, pois requer pré-lavagem;
  • perde a umidade com o tempo, tendo validade mais curta;
  • dificulta homogeneizar a forma do produto;
  • custo final por quilo mais elevado;
  • menor rendimento;
  • apresenta forte odor.

Envoltório natural de colágeno

  • Melhor qualidade higiênica, pois não há contaminação microbiana;
  • estabilidade de calibre, evitando posteriores problemas de embalagem;
  • melhor preço e sem as variações sazonais do envoltório natural;
  • ideal para equipamentos automáticos de produção; 
  • muitas possibilidades de matérias e cores;
  • armazenagem não requer refrigeração;
  • melhor maquinação e resistência;
  • possibilita impressão;
  • aroma neutro.

Em um estudo de comparação realizado pela ISI GmbH (Instituto de Pesquisa, Análise e Marketing Sensorial de Göttingen), embutidos que utilizam envoltórios naturais de colágeno receberam melhores avaliações nos critérios aparência, mordida e crocância do que os que utilizam os envoltórios animais.

Como você pôde notar, ao envoltório de colágeno possui diversos benefícios em relação à envoltório convencional, sendo uma excelente escolha para elaborar produtos que o consumidor deseja e garantindo economia para a indústria.

Redução de custos com envoltório de colágeno

Oenvoltório natural de colágeno é um fator de economia, pois há redução de custos na produção quando é usado um invólucro consistente e uniforme em tamanho, forma e cor. A fabricação com essa solução também minimiza o desperdício, e a uniformidade do envoltório torna o armazenamento e o empacotamento mais fáceis e rápidos.

Com isso, a produtividade da indústria aumenta, otimizando o uso de maquinário, estocagem e tempo da equipe de trabalho. Em empresas de médio e grande porte a economia é considerável, pois, de forma geral, é possível dobrar o volume de produção ao usar os envoltórios de colágeno.

O consumo de alimentos, em especial os embutidos, está intimamente ligado ao estímulo sensorial de aroma e sabor. O aspecto e a textura de determinada comida é um fator decisivo na seleção de um produto pelo consumidor.

Como você pôde notar, o envoltório de colágeno está alcançando maior aceitação do público e impactando de forma positiva o lucro da indústria de embutidos.

A Viscofan criou duas calculadoras exclusivas que fazem um cálculo econômico de produtividade com o uso dos envoltórios naturais de colágeno. Para saber mais sobre essas ferramentas, assine nossa Newsletter e receba as novidades em primeira mão.

Related posts