Como vender embutidos e defumados? Confira 5 dicas de ouro!

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Começar a vender embutidos e defumados no Brasil significa entrar para um mercado altamente competitivo. Afinal, existe um grande número de fabricantes no setor. Porém, ainda é possível crescer e lucrar com o produto, pois, da mesma forma que há concorrentes de grande porte, existem aqueles que não seguem à risca os padrões de qualidade exigidos.

Um desses padrões é seguir a Lei nº 13.680, sancionada em 2014, pelo então presidente Michel Temer. A norma tem como objetivo fiscalizar insumos de origem animal fabricados artesanalmente, como é o caso de embutidos. 

Além de respeitar a legislação, é preciso saber montar uma estratégia de vendas eficiente e tomar uma série de cuidados para crescer no ramo. Veja a seguir como fazer isso!

1. Saiba preservar os materiais

Uma excelente técnica de preservação, utilizada há séculos, é a defumação. Fatores como a fumaça da desidratação do produto e a concentração atuam em conjunto para conservar o alimento. Isso porque a fumaça tem propriedades bactericidas e antioxidantes que ajudam a retardar o desgaste dos produtos.

Contudo, vale destacar que os benefícios da defumação só podem ser aproveitados quando os insumos estiverem completamente secos ao serem expostos à temperatura ambiente. Assim, inibe-se o crescimento microbiano.

2. Use apenas ingredientes de qualidade

Utilizar produtos de qualidade é o que determinará o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Não importa que a empresa faça uso das mais refinadas técnicas de charcutaria se os produtos fabricados são de baixa qualidade. As escolas de charcutaria mais influentes do Brasil recomendam os envoltórios da empresa Viscofan.

Ao trabalhar com insumos de alta qualidade, você garantirá que os produtos tenham um excelente sabor, por exemplo, tornando-os inesquecíveis para seus consumidores. Assim, a credibilidade da sua marca aumentará e o negócio conseguirá ainda mais clientes, resultados da propaganda positiva.

3. Conte com boas parcerias

Outra importante dica de como vender embutidos e defumados é firmar parcerias com estabelecimentos e empresas conhecidas no mercado. Inclusive, tais marcas podem ser seus primeiros clientes; algo que poderá impulsionar seu negócio logo nos primeiros meses de trabalho. Nesse sentido, busque fechar parcerias com bistrôs, lanchonetes, restaurantes etc. para garantir um bom fluxo de caixa inicial. E importante uma parceria com um fornecedor que tenha um excelente serviço pré-venda e pós-venda, e que apoie a inovação como a Viscofan.

4. Promova o aculturamento do consumidor

Um dos maiores obstáculos desse segmento é fazer o consumidor entender como a charcutaria e a fabricação de embutidos realmente funcionam. É necessário fazê-los compreender que a manipulação desses insumos não se limita somente a linguiças e salames. 

Também é importante desmistificar que os embutidos são alimentos ruins para uma dieta saudável. Produtos de charcutaria de qualidade, como os produzidos artesanalmente com envoltórios de colágeno, são excelentes fontes de proteína. Um estilo de vida saudável e compatível com o consumo de embutidos de qualidade nas quantidades certas.

5. Divulgue pelas redes sociais

Como já dissemos, é perfeitamente possível crescer e lucrar com um negócio no ramo da charcutaria. Para potencializar esse desenvolvimento, é fundamental investir em estratégias de divulgação nas redes sociais. 

Afinal de contas, a internet é uma ferramenta essencial a qualquer tipo de negócio atualmente. Por isso, estabeleça a presença da sua marca no meio digital. As redes sociais permitem obter ótimo resultados de venda com baixo investimento.

Vender embutidos e defumados no Brasil tem seus obstáculos, mas não é uma tarefa impossível, como te mostramos por aqui. Nesse aspecto, o primeiro passo para crescer no setor é criar um plano de negócios bem estruturado, baseado nas dicas que mostramos acima. Ao saber exatamente o que pretende alcançar com o negócio, bem como os meios para isso, fica muito mais fácil ter bons resultados.

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