VISCOFAN APRESENTA SEU PLANO ESTRATÉGICO 2022-2025

4 minutos para ler
  • O Plano busca fortalecer a liderança no negócio tradicional, no qual a Viscofan detém a liderança global, bem como crescer em novos negócios voltados à nutrição e bem-estar, com base em nossa experiência de diversificação nos últimos anos
  • O investimento acumulado no período atingirá 425 milhões de euros
  • De acordo com José Domingo de Ampuero y Osma, presidente da empresa: "A Viscofan tem uma clara vocação para o crescimento. O novo plano estratégico prevê melhorias de receita, rentabilidade, ativos e retorno para os acionistas, suportado por um sólido balanço que nos permite crescer sem comprometer nossa estabilidade financeira."

Tajonar, 24 de fevereiro de 2022.- A Viscofan apresenta hoje seu novo propósito: "Remodelar a alimentação e o bem-estar. Para muitos, por muito tempo", que orientará seu Plano Estratégico para o período 2022-2025, após o sucesso de seu anterior MORE TO BE plano, que incluiu o período 2016-2021. Com este novo plano, a empresa pretende aproveitar sua tecnologia e presença global para contribuir para o acesso a alimentos básicos em todo o mundo, pilar fundamental da nutrição e bem-estar das pessoas. Tudo isso com uma visão de longo prazo, gerando um impacto permanente ao longo do tempo.

Com esse novo propósito, a sustentabilidade se posiciona como um novo pilar estratégico e a Viscofan amplia seu leque de negócios, de tripas a outros novos negócios ligados ao acesso à nutrição e ao bem-estar. Desta forma, são criados dois novos segmentos de negócios: Negócios Tradicionais (TB) para tripas celulósicas, fibrosas e de colágeno, e Novos Negócios (NB) que reúne as novas atividades da Viscofan incluindo, entre outras, tripas vegetais, soluções funcionais e produtos à base de ingredientes, principalmente proteína de colágeno, com aplicação na área de nutrição e bioengenharia.

Para cumprir seu plano, a Viscofan acelerará seu crescimento com investimentos ambiciosos em capacidade produtiva e renovação tecnológica. Através deste plano Viscofan aumentará a capacidade de colágeno na China, Espanha, Alemanha, Sérvia e EUA para capturar o crescimento que está ocorrendo fundamentalmente nesta tecnologia. Além disso, nova tecnologia de produção de tripas celulósicas será instalada nos EUA aproveitando o know-how adquirido nos últimos saltos tecnológicos realizados no plano estratégico anterior.

Além disso, o grupo agora organizará sua segmentação de mercado em quatro grandes áreas: Europa, Oriente Médio e Ásia; Ásia-Pacífico, América do Norte e do Sul.

Se as oportunidades de crescimento esperadas se concretizarem, o Grupo Viscofan atingirá em 2025 uma receita de 1.300 milhões de euros (representando um crescimento de mais de 330 milhões no período estratégico), com uma margem EBITDA de 26% e com um investimento acumulado no período de 425 milhões de euros.

A transformação operacional da Viscofan será realizada sob quatro eixos principais: transferência de tecnologia, aumento de capacidade, digitalização e a já mencionada sustentabilidade. A transformação cultural será realizada sob os eixos de atuação da diversidade, segurança e saúde, gestão ágil, talento, motivação e comprometimento.

Para cumprir os objetivos deste ambicioso plano, a Alta Direção do Grupo foi reorganizada. Dentro desta nova organização da Alta Direção liderada pelo Diretor Geral, são criadas as Direções Gerais por região (EMEA, Ásia-Pacífico, América do Norte e do Sul) e a Direção Geral de Novos Negócios, e as demais Direções Corporativas (Gestão Financeira , Gestão de Operações, Gestão Comercial, Gestão de I&D e Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Jurídica, Estratégia, Gestão de Organização e Sistemas, Gestão de Diversificação e Gestão de Relações com Investidores e Comunicação).

Posts relacionados