CONFIRA 3 AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE NO SETOR ALIMENTÍCIO

4 minutos para ler

O mercado consumidor está cada vez mais exigente e isso se reflete no setor alimentício. Com o acesso fácil à informação, os hábitos dos consumidores mudaram e as empresas precisam acompanhar essa mudança. Investir em sustentabilidade no setor alimentício é uma necessidade, dado que essa tendência de consumo vem se intensificando. Além disso, as empresas que investem em produtos sustentáveis têm maior faturamento e longevidade, pois os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis.

O consumidor brasileiro está cada vez mais preocupado em cuidar do nosso planeta. Uma pesquisa realizada pela FIESP/Ibope aponta que 21% do mercado consumidor prefere comprar alimentos de empresas que protegem o meio ambiente. Para agradar esse cliente, torna-se indispensável o investimento em práticas sustentáveis para a sua empresa.

Continue a leitura deste artigo e confira algumas ações de sustentabilidade que ajudarão você a acompanhar esse mercado.

Uso de embalagem sustentável

Investir em embalagens sustentáveis é uma medida importante para a preservação do nosso planeta. As embalagens feitas com materiais biodegradáveis diminuem o impacto ambiental ao mesmo tempo que mantêm a qualidade do produto. As novas embalagens são resultado da tecnologia em favor do meio ambiente, pois a quantidade de recursos fósseis utilizados na sua fabricação é bem menor.

No setor de embutidos, o envoltório transferível e a de colágeno têm se mostrado opções promissoras no quesito sustentabilidade, pois são mais eficientes na hora da utilização. Elas não necessitam de refrigeração para armazenamento e não requerem hidratação prévia, pois já vêm prontas para o uso. Além do mais, o produto pode ir direto para o cozimento, diminuindo, em média, 4 horas de todo o processo. Isso contribui para a economia de água e energia.

Otimização dos processos de produção

Outra forma de economizar recursos e cuidar do meio ambiente é otimizando os processos da produção da sua empresa. No setor de embutidos, a utilização dos envoltórios transferíveis e de colágeno torna isso possível, visto que os processos são mais rápidos e eficientes. A tripa transferível já vem com cor, aroma e sabor que são transferidos para o produto embutido no momento do cozimento, não carecendo de defumação.

Os envoltórios que não transferem ( normalmente fibrosas) necessitam ficar de molho antes do uso, devem ser defumadas e durante o cozimento tem perda da água e redução do seu peso em até 14%. Além do mais, o forno precisa ser limpo com água corrente após a defumação. Todos esses processos não são necessários com o uso dos envoltórios transferíveis, gerando maior economia de recursos e aumento da produtividade.

Prática da sustentabilidade no setor alimentício

A prática da economia sustentável vai muito além de economizar água e energia. Apostar na economia circular é um modo eficaz de cuidar do meio ambiente, pois os recursos são mantidos por mais tempo na cadeia produtiva. Práticas como reuso, reciclagem e remanufatura fazem parte do ciclo para o melhor aproveitamento dos recursos.

Sendo assim, a sustentabilidade no setor alimentício é uma tendência que veio para ficar, e as empresas que se ajustam a ela de maneira mais rápida têm uma vantagem competitiva no mercado. Muitas ações podem ser concretizadas com projetos que favoreçam o cuidado com o meio ambiente. Por isso, desenvolvemos soluções inovadoras e disruptivas que oferecem o caminho para uma produção que acompanha as novas tendências e hábitos dos consumidores.

Gostou dessas dicas? Então nos siga nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações! Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn.

Posts relacionados