AFINAL, COMO É FEITA O ENVOLTÓRIO DE COLÁGENO? ENTENDA AQUI!

4 minutos para ler

Escolher o tipo de invólucro para a produção de embutidos pode ser um desafio diante do grande número de opções existentes no mercado. Essa escolha deve ser feita com cuidado, afinal, a qualidade do seu produto está diretamente ligada ao envoltório utilizado, e escolhendo a opção errada o risco de gerar custos indesejados é alto.

Quando a escolha é feita de maneira correta, o resultados do seu negócio são potencializados e as perdas são reduzidas. Com o intuito de ajudá-lo nessa tarefa, preparamos um texto explicando quais os tipos de envoltório existentes atualmente no mercado e como é feita o envoltório de colágeno. Continue a leitura deste artigo para descobrir!

Quais são os principais tipos de envoltórios?

Há uma grande variedade quando se trata de envoltórios para embutidos disponíveis no mercado. Entre os tipos mais comuns, podemos citar os envoltórios animais, envoltórios de colágeno, de celulose e de plástico. Os envoltórios animais são feitas a partir do próprio intestino de gado, porco ou ovino. As de colágeno são produzidas a partir da derme do gado bovino, e as de celulose têm sua matéria-prima originada no algodão e na madeira.

Os envoltórios animais adaptam-se melhor ao produto, no entanto, têm limitação de variedade de tamanhos, tendo em vista que são retiradas do animal. Além disso, necessitam ser lavadas e hidratadas antes do uso, pois a sua conservação é feita grande quantidade de sal. Isso acaba tornando o processo de produção mais lento.

Já os envoltórios de colágeno, celulose e plástico podem ser produzidas em diversos tamanhos, sua durabilidade é maior e o seu uso é mais prático, pois não necessita de preparação prévia.

Como é feita o envoltório de colágeno?

A produção dos envoltórios de colágeno é feita com a extração do material presente na derme do gado bovino, uma camada da pele muito rica em colágeno. Diferentemente do que ocorre com a fabricação da gelatina, em que o colágeno precisa ser solúvel, na fabricação do envoltório ele deve se manter insolúvel. Isso porque o material resultante desse processo deve suportar a função de invólucro para a qual foi criado.

Para a retirada do colágeno da pele bovina é feito um tratamento chamado curtume, no qual a derme é separada do couro. Após feita essa divisão, a camada interna, rica em colágeno, é destinada à produção dos envoltórios colágeno, para que possam servir de envoltório para linguiças, salames e demais embutidos.

Desde que começaram a ser produzidas, os envoltórios de colágeno evoluíram bastante em sua textura para se aproximar cada vez mais das envoltórios animais. Em sua maioria são comestíveis e têm uma boa aceitação pelo consumidor final. A sua utilização vem se tornando cada vez mais popular, pois elas têm uma maior eficiência na produção. Isso se deve à sua espessura e controle de peso mais satisfatórios do que o envoltório animal. Por serem mais rentáveis, vêm sendo usadas em diversos tipos de produtos.

 

NDX Printed Viscofan Caddy

Qual tipo de envoltório escolher?

Entre tantas opções de envoltórios disponíveis no mercado, pode ficar um tanto confuso saber qual o tipo de envoltório ideal para o seu produto. Entretanto, para fazer essa escolha, você deve ter em mente quais os seus objetivos e expectativas em relação ao produto final. Entender as características de cada tipo de envoltório contribui para que você tenha mais clareza sobre isso.

Dessa forma, a melhor escolha sempre será a que estiver alinhada com a sua estratégia. Seja com foco maior na qualidade ou na redução de custos, o envoltório de colágeno supre muito bem essa demanda. O conhecimento dos tipos de envoltórios existentes e saber como é feita o envoltório de colágeno pode ajudá-lo a fazer a escolha mais adequada para o seu negócio.

Se as informações deste texto foram úteis para você, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento.

Posts relacionados